Universidade tem oportunidades para pesquisadores e professores voluntários


Por meio do Programa de Serviço Voluntário, a UFMS abre inscrições para pessoas que queiram atuar na graduação e pós-graduação e em atividades de pesquisa, extensão, empreendedorismo, sustentabilidade e inovação, ou ainda no apoio administrativo. Os interessados devem acessar o Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) para se candidatarem.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Propp), Maria Lígia Rodrigues Macedo, informou que o objetivo principal é permitir a contribuição continuada de servidores aposentados, bem como de pessoas físicas externas à Instituição, às atividades na Universidade. “O serviço voluntário se caracteriza pela atuação voluntária, não remunerada e por tempo determinado. Não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim e nem qualquer desembolso da UFMS para o prestador, seja na forma de remuneração ou ressarcimento de qualquer ordem”, apontou.
As opções para atuação no Programa de Serviço Voluntário da UFMS estão descritas na Resolução de nº253 do Conselho Diretor (CD). São elas: professor voluntário para graduação, professor voluntário para pós-graduação lato e stricto sensu, pesquisador em estágio pós-doutoral, pesquisador sênior, pesquisador voluntário e apoio técnico voluntário.
Pesquisador voluntário
A seleção de pesquisadores voluntários está descrita no editai de nº96 da Propp e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Para se inscrever é preciso ter no mínimo o título de mestre; ter produção científica regular nos últimos cinco anos, comprovada por Curriculum Lattes ou Curriculum Vitae, se estrangeiro; possuir Open Research and Contributors Identification (ORCiD); e não ter sofrido condenação definitiva por crime, contravenção, ou penalidade disciplinar de demissão ou destituição de cargo ou de função pública.
Sob supervisão de um docente da UFMS com projeto de pesquisa e inovação cadastrado e aprovado no âmbito da Propp, o pesquisador voluntário poderá desenvolver um plano de trabalho em uma das áreas temáticas prioritárias para a internacionalização da UFMS, em conformidade com a vocação estadual, regional e institucional. “Ele poderá atuar no apoio ao desenvolvimento do projeto de pesquisa do supervisor e, eventualmente, colaborar no desenvolvimento de teses, dissertações, projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso de graduação, desde que haja a anuência do supervisor e, quando for o caso, a aprovação do colegiado de curso de pós-graduação”, citou a pró-reitora da Propp.
Ainda segundo a pró-reitora, “a participação dos pesquisadores voluntários é de grande importância para a UFMS, uma vez que desenvolverão planos de trabalho contribuindo com os grupos de pesquisa onde estarão inseridos. Por outro lado, os supervisores terão a chance de interagir com profissionais que possam estar atuando profissionalmente em outros setores e que podem trazer diferentes visões sobre pesquisa, inovação e empreendedorismo”.
Mais informações sobre a seleção de pesquisadores voluntários podem ser obtidas no edital de nº96 ou pelo e-mail dict.propp@ufms.br.
Pesquisador sênior voluntário
A seleção de pesquisadores seniores voluntários está descrita no edital de nº97, da Propp e da Progep. Os requisitos para inscrição, além dos já citados para pesquisador voluntário, são: ser aposentado de qualquer instituição nacional ou estrangeira e estar credenciado como docente permanente ou colaborador em um programa de pós-graduação stricto sensu da UFMS.
O pesquisador sênior é uma modalidade de atuação vinculada obrigatoriamente a um curso de pós-graduação stricto sensu da UFMS, onde o pesquisador atuará em atividades de orientação de estudantes de mestrado e/ou doutorado, assim como poderá ofertar disciplinas para este curso.
Segundo a pró-reitora da Propp, a participação dos pesquisadores seniores é de grande importância no desenvolvimento de projetos de pesquisa, assim como na formação de recursos humanos altamente qualificados, como mestres e doutores, uma vez que esses pesquisadores já têm ampla experiência na orientação de estudantes de mestrado e/ou doutorado, além de apresentarem relevante produção científica e/ou de inovação. “Entre os pesquisadores seniores em atividade hoje na UFMS, há bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq nas diferentes categorias do nível 1, que são pesquisadores que se destacam substancialmente de seus pares em suas respectivas áreas do conhecimento”, destacou.
Mais informações sobre as oportunidades para pesquisador sênior voluntário podem ser obtidas no edital de nº97 ou pelo e-mail seppi.propp@ufms.br.
Professor voluntário
As informações sobre a seleção de professores voluntários estão no edital de nº100 da Propp, Progep e Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Pode se inscrever qualquer pessoa física, inclusive servidores docentes e/ou técnico-administrativos aposentados da UFMS, que tenham no mínimo o título de especialista, para atuação em curso de pós-graduação lato sensu e graduação, e no mínimo o título de mestre, para atuação em curso de pós-graduação stricto sensu.
É preciso ter também o Open Research and Contributors Identification (ORCiD), não ter sofrido condenação definitiva por crime, contravenção, ou penalidade disciplinar de demissão ou destituição de cargo ou de função pública, e ter um tutor, servidor docente da UFMS, com projeto de extensão, pesquisa, empreendedorismo, inovação ou sustentabilidade cadastrado e aprovado no Sigproj, no âmbito das pró-reitorias da Universidade.
Os professores voluntários irão ministrar aulas na graduação e/ou na pós-graduação lato ou stricto sensu da UFMS e poderão ser credenciados como docentes permanentes ou colaboradores nos programa de pós-graduação stricto sensu, atuando como orientador de mestrado e/ou doutorado, a critério do colegiado de curso, com aprovação da Propp.
Mais informações sobre a seleção de professores voluntários podem ser obtidas no edital de nº100 ou pelo e-mail sepos.propp@ufms.br.
0 Comments